Perguntas e Respostas
O atual projeto político pedagógico do curso de Serviço Social da UFSC estabelece que o estudante poderá ingressar no Estágio Não Obrigatório a partir da quinta fase desde que tenha concluído todas as disciplinas até a quarta fase. Da sexta até a oitava fase o estágio supervisionado e a supervisão acadêmica são atividades obrigatórias. É possível na nona fase realizar um semestre de estágio de forma não obrigatória, desde que concluídos o Estágio e a Supervisão Acadêmica III. De acordo com a Lei 11.788/2008 o estágio obrigatório é requisito indispensável para a obtenção do diploma, já o estágio não obrigatório é definido como atividade opcional. Para mais informações sobre a regulamentação do estágio consulte aqui.
Como conseguir uma vaga estágio?
A Coordenadoria de Estágios do curso de graduação em Serviço Social da UFSC realiza contato com as instituições para captação de vagas de estágio. As vagas são divulgadas através do Fórum de Graduação do CAGR, enviadas diretamente ao e-mail cadastrado do/a estudante.
Qual a carga horária a ser cumprida no estágio?
No atual currículo do curso de Serviço Social da UFSC, a carga horária mínima para o Estágio Supervisionado Obrigatório I e II é de 216 horas a serem cumpridas ao longo do semestre letivo. Considerando 18 semanas letivas, a carga horária semanal obrigatória é de 12 horas semanais. No Estágio Supervisionado Obrigatório III, a carga horária mínima é de 180 horas. Em relação aos Estágios Supervisionados Não Obrigatório I e II a carga horária mínima é 225 horas. A quantidade de horas pode variar de acordo com a instituição. Para mais informações sobre a regulamentação do estágio consulte aqui.
O estágio é remunerado?
De acordo com a Lei nº 11.788 (2008) que regulamenta o estágio, apenas os estágios não obrigatórios são remunerados de forma compulsória, com a concessão de bolsa e auxílio-transporte. Alguns campos de estágio obrigatório concedem bolsas de estágio. Todas as vagas de estágio são divulgadas com informação sobre concessão das bolsas.