Assinatura Eletrônica
Estudantes e integrantes da Comunidade Universitária da UFSC que precisem assinar digitalmente um documento podem utilizar o Assin@UFSC. Para tal, há duas opções gratuitas para emissão de certificados digitais: o Certificado digital pessoal ICP-Edu e a Assinatura Eletrônica Avançada do GOV.BR (no item abaixo).
- Certificado digital pessoal ICP-Edu: A emissão do certificado digital e sua associação ao Assina UFSC deve ser feita apenas uma vez pelo período de 1 ano (prazo de validade do certificado digital). Se você emite novo certificado digital o sistema, automaticamente, revoga o anterior. Por esse motivo, sempre que você emitir novo certificado, deverá atualizá-lo no Assina UFSC (conforme passo 8 abaixo).
Para profissionais de outras instituições e integrantes da comunidade acadêmica, é possível assinar digitalmente um documento através do GOV.BR.
- Assinatura Eletrônica Avançada do GOV.BR: A assinatura eletrônica avançada permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. A assinatura eletrônica avançada do GOV.BR está integrada com o Assin@UFSC, assim qualquer integrante da Comunidade Universitária pode assinar com o GOV.BR.