Apresentação

A Coordenadoria de Estágios é o setor do Departamento de Serviço Social (DSS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) responsável pela consolidação dos procedimentos necessários à regulamentação dos estágios dos (as) estudantes do Curso de Graduação em Serviço Social.

Dessa forma, tem como objetivo central atuar junto aos/às professores (as), estudantes e concedentes de estágio no cumprimento da legislação vigente e das rotinas e padrões documentais relativos aos estágios.

O estágio é a oportunidade para que os/as estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira que possam vivenciar no dia a dia a teoria, absorvendo melhor os conhecimentos, podendo refletir e confirmar sobre a sua escolha.

O estágio curricular, seja ele obrigatório ou não obrigatório, tem a função de propiciar ao/à estagiário (a) o aprendizado social, profissional e cultural, tendo como resultado uma reflexão real e futurista dos novos cenários socioeconômicos.

O estágio não é um emprego. Ele é um complemento do aprendizado dos cursos de nível médio, técnicos ou superiores, regido pela Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008.

Para estágios nos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), acrescido à Lei Federal, utiliza-se a Resolução Normativa N.º 14/CUn, de  25 de outubro de 2011 que regulamenta os estágios curriculares dos alunos matriculados e em especial para alunos do curso da graduação em Serviço Social o regulamento de Estágios do Departamento do DSS como complemento.